Como vai seu coração? Saiba tudo sobre os principais exames para avaliar a saúde cardíaca

Todos sabem que manter um estilo de vida saudável é o melhor meio para garantir a prevenção de doenças cardiovasculares, certo? Mas mesmo que a pessoa cultive bons hábitos, vale a pena realizar uma avaliação médica periodicamente, a fim de verificar como está o funcionamento deste órgão muscular, essencial para nossa vida.

Além disso, é preciso pesquisar se há histórico de doenças cardiovasculares na família, para que os cuidados preventivos sejam iniciados precocemente, já que muitos desses problemas estão ligados à genética.

A médica cardiologista, drª Sylvia Baetz Piza de Souza explica, que exames como o check-up cardiológico é recomendado para homens acima dos 45 anos e mulheres no início da menopausa, entretanto, há exceções, conforme destaca. “Pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares, níveis elevados de colesterol e triglicérides, hipertensos, diabéticos, obesos, fumantes, sedentários e inclusive, praticantes de atividades físicas de alto impacto devem realizar o check-up anualmente, mesmo que ainda não tenham atingido a idade indicada”, explica Sylvia.

No Check-up cardíaco é realizada uma série de exames, que visa avaliar a condição cardiovascular do paciente, que além de identificar se há irregularidades no funcionamento do órgão, também pode indicar ou contraindicar uma prática esportiva.

Confira agora os principais exames para avaliar a saúde cardíaca!

Eletrocardiograma

Rápido e indolor, o exame de eletrocardiograma consiste na aplicação de eletrodos na região do tórax, ventosas e braceletes nos membros superiores e inferiores.

O objetivo é captar as reações elétricas do coração a cada batimento, identificando qualquer alteração no funcionamento cardíaco, como por exemplo, arritmias e princípios de infarto.

Durante o exame, a pele deve estar limpa para aplicação do gel, que auxilia na condução dos impulsos elétricos.

As reações elétricas são apresentadas através de gráficos, que são interpretados pelo cardiologista ainda na consulta.

Teste Ergoespirométrico

Também conhecido como exame da esteira ou teste de esforço, o Ergoespirométrico é ideal para garantir se um indivíduo está apto para praticar atividades físicas sem riscos.

O Ergoespirométrico visa avaliar a saúde cardiopulmonar, analisando como o coração reage em esforços físicos intensos, assim como sua recuperação.

Do mesmo jeito que o eletrocardiograma, também são colocados eletrodos no tórax do paciente. Além disso, a pressão arterial é aferida constantemente.

Após este procedimento, o paciente é submetido a realizar uma atividade física de curta duração e alta intensidade, que pode ser a esteira ou bicicleta ergométrica, portanto, devem comparecer ao exame com roupas adequadas para estes tipos de exercícios.

O teste Ergoespirométrico detecta arritmias, anormalidades de pressão arterial, isquemias cardíacas, inclusive, avalia o condicionamento cardíaco de um indivíduo, que pode ser tanto sedentário quanto ativo.

Holter

Neste exame, também são utilizados eletrodos no tórax do paciente por um período de 24 horas, ou seja, a atividade elétrica do coração é monitorada por um dia inteiro.

Os eletrodos são acoplados no paciente, que também recebe um pequeno monitor. O indivíduo deve realizar a rotina que está acostumado no dia a dia, entretanto, não pode retirar o equipamento durante este período.

Além de analisar o funcionamento e possíveis alterações nos batimentos cardíacos, este exame também pode auxiliar na avaliação de isquemia coronariana, associada a placas de gordura nas artérias do coração. ​

Mapa

Também com duração de 24 horas, o mapa (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial) visa avaliar a pressão arterial ao longo do dia do paciente.

Um medidor de pressão é acoplado no braço ou cintura do paciente. Após este período, o indivíduo deve retornar à clínica cardiológica para a retirada dos equipamentos e análise dos resultados.

Eco-Doppler

O Eco-Doppler permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos, veias e artérias. Através de uma ultrassonografia sem radiação, imagens de toda a estrutura anatômica da circulação sanguínea, que abrange o fluxo intracardíaco, é analisada, a fim de detectar possíveis patologias.

O Eco-Doppler é um exame não invasivo e indolor, durando em média 20 minutos.

Exames laboratoriais

A cardiologista Drª Sylvia ainda ressalta a importância de complementar estes exames com os laboratoriais, visto que estes permitem identificar situações que podem colocar a saúde cardiovascular em risco.

Os mais comuns são:

  • Colesterol
  • Triglicérides
  • Glicemia
  • Troponina, CPK, CK-MB

Além deles, monitorar a pressão arterial em casa ou em um ambulatório médico também são etapas fundamentais na hora de avaliar a saúde do coração.

Bônus: Mais saúde ao coração!

A cardiologista drª Sylvia também alerta sobre alguns cuidados para estar sempre com a saúde do coração em dia.

Além dos exames, a médica orienta aos seus pacientes algumas ações, que apesar de parecerem simples, podem fazer toda a diferença em sua qualidade de vida.

Vamos conferir?

  1. Pratique uma atividade esportiva: caso seu exame de esteira tenha apresentado resultados positivos à prática de atividades físicas, inclua na sua rotina um esporte que lhe garanta prazer e entretenimento. Além de ajudara manter a saúde do coração em dia, ele também renovará sua autoestima e disposição no dia a dia.
  2. Hidrate-se: consumir a quantidade ideal de água ao longo do dia, favorece o sistema renal e a eliminação de escórias, além disso, um estudo do American Journal of Epidemiology revelou que pacientes que beberam mais de cinco copos de água ao dia,tiveram 41% menos probabilidade de ir a óbito por um ataque cardíaco, quando comparados com aqueles que ingeriram menos de dois copos.
  3. Alimentação natural: busque sempre opções naturais na hora da sua refeição. Faça substituições equilibradas entre produtos industrializados pelos in nature. Frutas, legumes, vegetais, ovos, peixes, sempre serão uma boa pedida.
  4. Relaxe: controlar o estresse e a ansiedade são grandes estratégias para manter a saúde do coração, portanto, busque práticas como yoga, meditação ou ouça uma música que te tranquilize, enfim, dedique um tempo do seu dia para relaxar.

Siga estas dicas e realize os exames citados acima, de acordo com seu perfil ou necessidade, seu coração agradece!