Covid e o coração: saiba como esse vírus pode afetar o sistema cardíaco causando sérias complicações

Devido aos principais sintomas e agravações do Covid-19 estarem relacionadas com o sistema respiratório, outras complicações extremamente comuns, acabam sendo pouco evidenciadas, como é o caso dos problemas cardíacos.

Segundo um boletim da American College of Cariology, dentre os pacientes hospitalizados em quadros graves pelo novo coronavírus, 50% possuía alguma doença crônica, sendo que 40% eram cardiovasculares.

De acordo com a cardiologista Sylvia Baetz Piza de Souza, integrante do corpo clínico de Cardiologia dos hospitais Sírio Libanês, Nove de Julho e do Alemão Oswaldo Cruz; este fato é típico, visto que em pacientes com doenças cardiovasculares prévias, o processo de infecção pode resultar em complicações ainda mais sérias. “Os pacientes portadores de doenças cardiovasculares já possuem alterações no sistema imunológico, o que facilita ainda mais a evolução do vírus no organismo”, explica.

Além disso, segundo a médica, vale ressaltar que as complicações cardiológicas eram consideradas exclusivas dos casos mais graves, entretanto, esta condição mudou. “Foram confirmadas descrições de mortes súbitas e arritmias cardíacas, inclusive, em pacientes jovens sem histórico de doenças, após apresentarem quadros de Covid-19 assintomático ou com sintomas mínimos”, destaca a Drª Sylvia.

Como o novo coronavírus afeta o coração?

O Covid-19 pode acometer o organismo de diversas formas, seja atacando o sistema respiratório, digestivo, nervoso, como também, o cardiovascular.

Quando a infecção pelo novo coronavírus invade o sistema cardiovascular, são desencadeadas várias reações, além de desequilibrar doenças que estavam compensadas.

Ao atacar o músculo cardíaco, denominado miocárdio, o vírus provoca uma inflamação, conhecida como miocardite.

Visto que o miocárdio é responsável pela contração do coração, o bombeamento do sangue para o corpo acaba sendo prejudicado.

O resultado disso é o surgimento de arritmias, insuficiência cardíaca, infarto e até morte súbita.

Ainda de acordo com a cardiologista Sylvia, “há casos de pacientes que desenvolveram fibrose pulmonar e dislipidemia, fatores de risco para doenças cardiovasculares”, ressalta.

Entre as complicações cardiológicas mais comuns causadas pelo Covid-19, podemos destacar:

  • Arritmias: frequência de batimentos cardíacos anormais, devido ao mau funcionamento do sistema elétrico do coração.
  • Insuficiência cardíaca:quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o restante do corpo.
  • Isquemia Miocárdica: redução do fluxo sanguíneo e oxigênio para coração.
  • Miocardite: inflamação do miocárdio, que além de enfraquecer o órgão, pode também, causar morte súbita.
  • Choque: a infecção acaba atingindo vários órgãos e interrompendo seu funcionamento, inclusive, a pressão arterial pode cair a níveis baixos, resultando em quadros irreversíveis.

Os principais sintomas das complicações cardiológicas por Covid-19

Mesmo sem problemas pré-existentes ou fatores de risco para eventos cardiovasculares, muitos indivíduos acometidos pelo Covid-19 apresentam alterações da função cardíaca.

Diante disto, mesmo que o diagnóstico aponte que o paciente está recuperado do vírus, é extremamente importante realizar um acompanhamento cardiológico efetivo.

Entre os principais sintomas das complicações cardiológicas pós-Covid, temos:

  • Fadiga
  • Falta de ar
  • Alteração do ritmo e pulsação
  • Dor no peito (que simula infarto)

O que fazer para evitar as complicações cardiológicas causadas pelo Covid-19?

Tanto as complicações cardiológicas, quanto outras agravações,em qualquer outro sistema do organismo, podem ser evitadas através de uma ação: se prevenindo do novo coronavírus!

Para quem já possui histórico de doenças no coração, o cuidado na prevenção deve ser redobrado, visto que o sistema imunológico pode estar com alterações que favorecem a evolução do vírus.

Mas como vimos mais acima, até mesmo jovens sem doenças pré-existentes podem sofrer de mal súbito, devido às sequelas do Covid-19 no coração.

Diante disto, a médica cardiologista Sylvia destaca a importância de todos se protegerem. “Não apenas os pacientes cardíacos, como todas as pessoas, incluindo jovens saudáveis devem se preocupar com as graves consequências geradas por esse vírus, que quando não resultam em morte, podem afetar diretamente a qualidade de vida de forma irreversível”, reforça a médica.

Entre os cuidados essenciais, a médica orienta o isolamento social, uso de máscara e assepsia das mãos com álcool gel constantemente.

Para quem já foi infectado pelos vírus, os cuidados devem continuar, visto que casos de reinfecção também foram confirmados, além é claro, das sequelas, que podem aparecer após determinado período, entre elas a que afetam o funcionamento do coração.

Por isso, é extremamente importante, mesmo após a reabilitação da infecção pelo vírus, buscar uma avaliação médica, se possível com um cardiologista, a fim de reforçar os cuidados com a saúde do coração, que muitas vezes não apresenta sintomas relevantes no primeiro momento, mas que podem causar morte precoce e súbita.

Outras complicações por Covid-19

Além de provocar graves lesões no miocárdio, gerando doenças e até a morte súbita, o novo coronavírus também pode afetar outros sistemas como veremos a seguir.

Vale lembrar, que no começo da Pandemia, as principais complicações relacionadas ao Covid estavam ligadas aos problemas respiratórios agudos e graves, porém, hoje, já são constatadas inúmeras outras sequelas do vírus, que atinge sistemas diferentes do organismo humano.

  • Complicações neurológicas: perda de sentidos como olfato ou paladar; confusão mental, acidente vascular cerebral (AVC), hemorragia intracerebral ou subaracnóidea, convulsões, psicoses, entre outras.
  • Complicações respiratórias: pneumonia grave, fibrose pulmonar, dislipidemia, tromboembolismo pulmonar, insuficiência respiratória, entre outras.
  • Outras complicações do Covid: manifestações clínicas gastrointestinais (diarreia, anorexia, vômito, náusea e dor abdominal), distúrbios de coagulação, insuficiência de múltiplos órgãos, incluindo, insuficiência renal aguda, insuficiência hepática e cardíaca.

Bônus: cuide do seu coração fazendo a prevenção contra Covid!

A Drª Sylvia Baetz Piza de Souza ainda reforça que nesse momento, a melhor prevenção das complicações cardiológicas ocasionada pelo Covid é prevenir o contágio do vírus. “Primeiramente, devemos aguardar a vacinação antes de retomarmos nossas atividades rotineiras, como muitos já vêm fazendo e mesmo depois de imunizados, continuar com as medidas de higienização, uso de máscara e isolamento social, a fim de proteger seu coração e sua vida contra os riscos do Covid-19”, alerta a cardiologista.

Diante de muitas Fake News relacionadas aos efeitos colaterais da vacina, os quais relatam a possibilidade de infarto, a cardiologista ressalta que tais informações são falsas e todos os indivíduos, inclusive, os cardiopatas devem garantir a proteção através da vacinação contra o Covid-19.